Na noite da última sexta-feira (23), a FENAMP participou do lançamento da Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro no Rio de Janeiro. Também esteve representando a categoria a diretora da Assemperj Juliana Vargas. 

A atividade aconteceu em formato híbrido (presencial e on-line) na sede do SISEJUFE (Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal), o que garantiu ampla participação dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como das candidatas e dos candidatos comprometidos com a defesa do setor público e com as pautas da plataforma.

A iniciativa teve como principal objetivo as eleições de 2022 para que os servidores e sociedade possam eleger candidatas e candidatos comprometidos com as pautas do setor público e das categorias do Sistema de Justiça Brasileiro. Também aconteceram lançamentos em Brasília (dia 14/07); Rio Grande do Sul (05/09); Pernambuco (06/09), Alagoas (15/09) e São Paulo (27/09).

A Plataforma Política foi produzida pela Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) e pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud).

Para as três federações, as eleições deste ano demonstram claramente a necessidade da junção das forças políticas necessárias em prol de um programa político voltado à defesa e ampliação dos direitos sociais, à defesa da soberania nacional e das nossas riquezas, à implementação de uma política econômica que promova crescimento com distribuição de renda e valorização do trabalho, respeito ao meio ambiente e a defesa da democracia.

Representando a FENAMP, Sueth, elencou os principais pontos do documento que apresenta diversas orientações políticas em face das eleições gerais de 2022 sobre Democracia e Soberania Popular; Democratizar o Estado, o Judiciário e o Ministério Público; Defesa dos serviços e empresas públicas e valorização da(o)s servidora(e)s; Desenvolvimento econômico sustentável com valorização do trabalho; Defesa das instituições e leis de proteção trabalhista e sindicais e Direitos humanos e combate às discriminações. Para ler o documento na íntegra CONFIRA AQUI.

Estiveram presentes representantes das Centrais Sindicais, Duda Quiroga, presidenta em exercício da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Rio) e João Paulo Ribeiro, o JP, secretário do Servidor Público da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Também estiveram presentes diversos coletivos e movimentos sociais como Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH); o PerifaLab; o Enegrecer; o Movimento Negro Unificado (MNU); a Marcha Mundial das Mulheres (MMM); o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Participaram do evento diversos candidatos aos cargos Legislativo nas três esferas de Poder:

Candidato a senador:

Alessandro Molon (PSB)

Candidatos e candidatas a deputados e deputadas federais:

Glauber Braga (PSOL)
Indianare Siqueira (PT)
Margoth Cardoso (PT)
Monica Francisco (PSOL)
Wadih Damous (PT).

Candidatos e candidatas à deputados e deputadas estaduais:

Alexandre Prado (União Brasil)
Flavio Serafini Candidato (PSOL)
Marina do MST (PT)
Naustria (PT)
Paulo Ramos (PDT)
Paulo Eduardo Gomes (PSOL)

Confira AQUI A LISTA COMPLETA dos candidatos que assinaram a Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro.

Editado de: Assemperj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.