O dia 10 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para abordar este tema tão importante de forma aberta e combater estigmas, a campanha Setembro Amarelo propõe o debate sobre saúde mental e prevenção ao suicídio durante todo o mês. 

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 

Durante o mês de setembro, a FENAMP e a ANSEMP entrarão nesta campanha com informações sobre atenção à saúde mental e como ajudar as pessoas a nossa volta. Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. 

Acompanhe nas nossas redes sociais toda segunda-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.