A FENAMP, enlutada pela perda dos colegas Denis Batista da Silva e Everaldo José da Silva, vem a público manifestar sua solidariedade aos colegas do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Há anos estamos fazendo um alerta nacional sobre a necessidade de atentar para a questão da saúde mental de membros e servidores do Ministério Público. A pesquisa divulgada pelo CNMP, ainda em 2021, apontou que 85% da instituição estava em risco de adoecimento mental e nos demonstrou a máxima urgência do tema.

Estamos perdendo colegas, e famílias estão perdendo seus entes queridos. Denis e Everaldo, infelizmente, não foram os primeiros a tirar a própria vida dentro do MPSP nos últimos meses, nem no Ministério Público brasileiro. Mas eles precisam ser os últimos.

Estamos diante de uma emergência de saúde dentro do Ministério Público Brasileiro e as instituições e entidades a ele relacionadas precisam agir para conter e mudar uma situação onde 6,7% da instituição apresentou ideação suicida em uma pesquisa sobre saúde mental.

A FENAMP já está em contato com a Comissão de Saúde do CNMP, onde está em discussão uma Política Nacional de Atenção à Saúde Mental do MP Brasileiro, e deve se reunir com seus representantes na próxima semana para tratar do tema. Também enviaremos representantes a São Paulo na próxima semana para se reunirem com a Administração local e buscar soluções conjuntas e urgentes.

Aos colegas de São Paulo, familiares e amigos de Denis e Everaldo, enviamos o nosso abraço e sinceros sentimentos. Aos demais colegas de todo o Brasil, que foram tocados por essas perdas, também queremos deixar nosso apoio.

Seguiremos na luta para mudar essa realidade de adoecimento e para que o Ministério Público possa ser um lugar melhor e mais acolhedor para se trabalhar. 

Denis e Everaldo, Presentes!

_________________________________________________________________________

Se você precisa de ajuda, o Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Disque 188 ou acesse cvv.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.