A FENAMP e a ANSEMP se reuniram, na sexta-feira (05), com o Coletivo Maria Felipa para buscar expandir o trabalho no Ministério Público sobre o tema de raça, colocando efetivamente o combate ao racismo como pauta prioritária no trabalho das entidades nacionais.

O Coletivo Maria Felipa é formado por servidores (as) e ex-servidores (as) do Ministério Público do Estado da Bahia e nasceu com o intuito de ser um agente transformador da realidade, não apenas da instituição, mas de toda a sociedade brasileira.

No encontro, ficou deliberada a criação de um grupo de trabalho sobre a questão racial. A FENAMP e a ANSEMP também irão oficiar o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP, pedindo informações acerca do andamento de projetos e propostas de resolução sobre o tema.

As entidades nacionais também irão incluir no Observatório Nacional do Ministério Público estatísticas sobre a questão racial e realizar uma campanha de combate ao racismo, com a promoção de uma live sobre o tema. 

Já o Coletivo Maria Felipa ficou responsável por apresentar um plano de enfrentamento ao racismo e auxiliar as entidades nacionais na construção da campanha e atualização do Observatório. 

O grupo de trabalho formado também irá acompanhar o desenvolvimento da pesquisa do CNMP que irá mapear o perfil étnico-racial do quadro funcional da instituição.

Participaram da reunião os Coordenadores da FENAMP: Elton Correa (Comissão de Articulação Sindical e Movimentos Sociais), Erica Oliveira (Comissão de Comunicação e Organização) e Vânia Leal (Comissão de Assuntos Jurídicos e Relações de Trabalho e vice-presidenta da ANSEMP). Pelo Coletivo Maria Felipa participaram as integrantes Andreia Oliveira e Delina Azevedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.