A FENAMP e a ANSEMP assinaram um manifesto conjunto que abordou questões relevantes sobre a implementação de programas de Residência em Serviço Social nessas instituições. O documento, coassinado por entidades como a Abepss, Aaspsi-Brasil, Fenajud e Cfess, foi enviado para todas as unidades estaduais do Ministério Público, Tribunais de Justiça, CNJ e CNMP na segunda quinzena de janeiro.

Posicionamento e Entendimento Sobre a Residência em Serviço Social

No documento, as entidades destacam a necessidade de respeitar a regulamentação da profissão de Serviço Social, exigindo registro válido no Conselho Regional de Serviço Social (Cress) e observância do Código de Ética Profissional. Além disso, apontam a importância de manter a relação entre formação e trabalho na implementação da Residência, respeitando diretrizes já estabelecidas na área da Saúde.

Desafios e Questionamentos Jurídicos

O manifesto destaca que a implementação da Residência nos Tribunais de Justiça e Ministério Público ocorreu por meio de resoluções específicas, levantando questionamentos sobre a legalidade dessas decisões sem uma lei federal que as respalde. Além disso, ressalta que a Residência, nos moldes propostos, não se alinha à Lei nº 11.788/2008, que trata de estágio de estudantes, e alerta para o risco de desvio de finalidade e precarização das relações de trabalho.

Necessidade de Suspensão e Cumprimento de Requisitos Educacionais

Diante da complexidade e dos investimentos necessários para a implementação dos Programas de Residências, as entidades firmatárias solicitam a suspensão da contratação de residentes em Serviço Social até que as instituições disponham dos requisitos educacionais necessários. O objetivo é preservar a qualidade dos serviços prestados à sociedade, especialmente à população mais vulnerável às desigualdades sociais. O manifesto reforça a importância de seguir as diretrizes estabelecidas para garantir a efetividade e relevância da Residência em Serviço Social nas instituições do Sistema de Justiça.

Confira a íntegra do documento: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.