Papel social do Ministério Público é tema do IV FórumMP em Goiânia/GO

0
56
banner (1)

A 4ª edição do Fórum Nacional dos Trabalhadores do Ministério Público foi realizada no período de 15 a 19 de novembro, em Goiânia/GO, e contou com a participação de entidades representantes dos servidores dos MP’s de todo o país.

Com o tema “ O papel social do MP: o MP que temos e o MP que queremos”, o evento discutiu sobre diversos assuntos relacionados à valorização do servidor e o bom desenvolvimento de suas atividades.

A proposta central da programação do IV FórumMP incluiu o debate sobre direitos dos servidores, problemáticas enfrentadas no exercício de suas funções, e troca de conhecimentos que auxiliem no dia-a-dia desses trabalhadores, como o minicurso de Orçamento e Leis Orçamentárias (LDO e LOA), ministrado pela supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Leila Brito, mediado pela presidente do Sindsemp/MA, Vânia Leal, e pelo presidente do Sisemppa, Roberto Carlos Figueiredo.

Também foram abordadas temáticas como previdência do servidor, em minicurso ministrado pelo professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), José Roberto Ferreira, assim como receitas sindicais, ministrado pelo advogado Arão Gabriel e pela supervisora do Dieese, Leila Brito.

Os presentes puderam aprender, ainda, sobre saúde mental do trabalhador, no minicurso ministrado por José Fernandes, em uma abordagem preventiva e de controle, pontuando a influência do assédio moral nesta questão.

Na ocasião também foram realizadas as plenárias do Fórum dos Trabalhadores do MP Brasileiro (FórumMP) e a da Federação Nacional dos Servidores do MP (Fenamp), assim como a assembleia da Associação Nacional dos Servidores do MP (Ansemp).

FórumMP – Teve início em 2014, a partir de um encontro entre lideranças sindicais representantes dos MPs do Maranhão, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foi consolidado em 2015, em Natal, quando foi elaborada a Carta de Natal, que traz princípios e diretrizes das ações dos servidores dos MPs brasileiros.