PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Servidores do MPMA participam de capacitação realizada pelo CNMP

0
28

WhatsApp Image 2021 09 09 at 11.35.19WhatsApp Image 2021 09 09 at 11.35.23Integrantes da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) estiveram no Maranhão, no período de 30 de agosto a 3 de setembro para conduzir os trabalhos do Planejamento Estratégico da Instituição 2021-2029. Na ocasião, foi realizada uma capacitação voltada para servidores do Ministério Público do Maranhão, que atuam na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Além do presidente da comissão, conselheiro Sebastião Caixeta, também estiveram em São Luís e Imperatriz as integrantes da CPE Ana Lara Camargo de Castro (promotora de justiça do MPMS) e Luísa Nunes de Castro Anabuki (procuradora do Ministério Público do Trabalho) e os servidores Rogério Carneiro Paes, João Barbosa Lima, Jucelia Ferreira de Albuquerque e Roberto Itajahy Lopes.

“A capacitação foi importante porque a CPE-CNMP, ao longo de vários anos, desenvolveu toda uma metodologia de construção do Planejamento Estratégico voltada para as peculiaridades próprias da Instituição Ministerial Pública brasileira. Aproveitar essa expertise consiste em uma grande vantagem para nós, porque estaremos adiante daquelas metodologias de mercado, voltadas para empresas privadas”, destacou Carlos Henrique Vieira, diretor da Seplag.

Do MPMA, participaram da capacitação os servidores da Seplag Guilherme Ferre, Luselias Sales Lopes, Samyr de Jesus Cutrim e Cláudio Marcelo Araújo Amorim.

A metodologia desenvolvida pelo CNMP para a realização do Planejamento Estratégico das unidades ministeriais do Brasil foi aplicada nos dois encontros realizados em São Luís, no dia 31 de agosto, e em Imperatriz, no dia 2 de setembro. Na oportunidade, membros e servidores, divididos em grupos, puderam discutir e apresentar sugestões sobre programas e ações estratégicas para orientar a atuação da instituição nas áreas finalísticas e estruturante nos próximos anos.

Os encontros regionais são a etapa posterior da consulta pública voltada para os públicos externos e interno, na qual foram indicadas áreas prioritárias da atuação do Ministério Público do Maranhão para os próximos 10 anos. Nas próximas semanas, está prevista a realização de mais um encontro regional em Timon.

Redação: Poliana Ribeiro (CCOM-MPMA)