Sindsemp/PE é reconhecido com Medalha do Mérito Patrono Roberto Lyra, maior comenda do MPPE

0
322

Na última segunda-feira (14), o Sindsemp/PE recebeu a maior comenda do Ministério Público de Pernambuco (MPPE): a Medalha do Mérito Patrono Roberto Lyra, “príncipe” dos promotores e maior nome do Ministério Público brasileiro. O prêmio reconhece pessoas físicas e jurídicas pelos seus méritos, idoneidade moral e relevantes serviços prestados à sociedade e ao Ministério Público.

A cerimônia foi realizada no Dia Nacional do Ministério Público em caráter híbrido, sendo uma parte presencial, no auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto, e outra parte virtual, através de transmissão ao vivo nas redes sociais do MPPE. Na ocasião, o presidente do Sindsemp/PE, Ronaldo Sampaio, recebeu a homenagem das mãos do  Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Pernambuco, Francisco Dirceu Barros. 

Em nota, o sindicato destaca que o reconhecimento foi um grande marco para o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco – Sindsemppe. “Assim, mais do que gratos, nos sentimos incentivados a continuar mantendo esta relação positiva de diálogo com a instituição e com os nossos servidores”. A entidade já atua há 20 anos na defesa dos direitos dos servidores do MPPE. 

Na ocasião, Sampaio ainda destacou os ataques que os serviços e os servidores públicos vêm enfrentando e a importância de contar com o apoio dos gestores do MPPE nesse cenário: “Teremos enfrentamentos contra aqueles que querem desestruturar ainda mais o serviço público com a Reforma Administrativa, que visa desassistir à população, sobretudo a mais carente, com a falsa solução da privatização generalizada e corte das garantias de estabilidade dos trabalhadores do setor público. Não é justo que a conta da crise seja cobrada tão somente dos trabalhadores e servidores públicos. Esperamos poder contar com os futuros gestores do Ministério Público de Pernambuco na luta pela manutenção dos direitos arduamente conquistados pela sociedade na Constituição Federal”, concluiu Ronaldo Sampaio.

Além do Sindsemp/PE, também receberam a homenagem o governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara; o Presidente do TJPE, Fernando Cerqueira; o Presidente da ALEPE, Deputado Estadual Eriberto Medeiros; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior; e o Procurador-Geral da República, Antônio Augusto Brandão Aras (presente por meio de teleconferência). Ainda foram reconhecidos o corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima; o ex-PGJ do MPMA, Luiz Gonzaga Martins Coelho; o ex-PGJ do MPPE José Tavares (então Procurador Geral no momento em que o MP conquistou sua autonomia); a presidenta do IMPPE e procuradora de Justiça, Cristiane de Gusmão Medeiros; e a presidenta da AMPPE e promotora de Justiça, Deluse Amaral.

Com informações: Sindsemp/PE