Escola do Ministério Público da União abre inscrições para curso sobre blockchain e voto

0
186

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso “Blockchain: perspectivas no Brasil e no mundo” que está promovendo. O período de inscrições se estende de 28 de setembro até às 12h de 8 de outubro.

O seminário será realizado completamente online, em transmissão de vídeo às 14h30 do dia 8 de outubro. Por mais que o público-alvo do evento seja inicialmente membros e servidores do Ministério Público, qualquer um pode se inscrever. Todas inscrições são realizadas de maneira gratuita e todos inscritos devem ser aprovados para um total de 1h30m de aula online.

As inscrições são feitas através do site da ESMPU em “inscrição” e então selecionando a atividade desejada. É necessário realizar um cadastro, ou login se assim já o tiver feito. O canal por qual o evento será transmitido será informado, juntamente com as instruções de acesso, via e-mail a todos inscritos confirmados no dia do evento. A lista de confirmação de inscritos será divulgada a partir das 12h do dia 8 de outubro.

O objetivo do evento online é debater a “relação da tecnologia blockchain com a democracia e o exercício da cidadania por meio do voto”, conforme informa o edital acadêmico da ESMPU.

O documento também informa que uma vez que a tecnologia blockchain oferece um registro que pode ser inspecionado abertamente e valida as transações de maneira a substituir entidades anteriormente confiáveis, também poderia ser utilizado para criar um sistema de votação “verdadeiramente democrático” enquanto mantém a segurança e integridade do processo.

Ao final do evento, participantes que assistiram ao webinar e confirmaram participação através de um link que será compartilhado durante a transmissão terão direito a um certificado. A confirmação deverá ser feita dentro de 24 horas após o fim do evento e o certificado, caso elegível, estará disponível na página da ESMPU em “Certificados”.