MPPA aperfeiçoa o Sistema Informatizado SIMP a fim de aprimorar atividades institucionais

0
320

As novas funcionalidades irão facilitar a obtenção de informações de prazos, controle de presos e acervos de procedimentos extrajudiciais e processos no SIMP

Membros e servidores do Ministério Público do Pará participaram nesta quarta-feira (16) de uma reunião técnica por videoconferência onde foram apresentadas as mudanças no Sistema Integrado do Ministério Público (SIMP).  A reunião foi conduzida pelo supervisor dos Centros de Apoio Operacional e coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, José Maria Lima Júnior; e pelo diretor de informática Adriano Arruda e teve ampla participação de membros e servidores usuários do SIMP.

Entre as mudanças, foram implementadas novas funcionalidades a fim de facilitar a obtenção de informações sobre o acervo de inquéritos policiais vinculados às suas Promotorias; quantidade de inquéritos policiais novos distribuídos por mês e o controle do tempo de permanência dos inquéritos policiais fora das Promotorias de Justiça conforme solicitadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pelas Promotorias Criminais. Essas novas funcionalidades também se aplicam aos procedimentos extrajudiciais e processos judiciais cíveis.

Outra funcionalidade que facilitará o uso sistema é a inclusão do botão “Pesquisar Inquéritos”. Ao ser acionado, o usuário terá os inquéritos e seus respectivos prazos listados de forma gráfica colorida facilitando a identificação daqueles prestes a vencer.

Também foram adotadas providências administrativas para que o sistema de gestão processual passe a disponibilizar funcionalidades e ferramentas que permitam aos promotores de justiça obterem informações sobre o acervo de ações penais vinculadas às suas Promotorias e controle do tempo de permanência e tramitação de ações penais nas varas judiciais.

As novas funcionalidades foram desenvolvidas integralmente pelo Departamento de Informática do MPPA sob a coordenação do servidor Adonias Pires Analista de Modelagem do DINF.

Está programada capacitação EAD para membros e servidores sobre o uso do Sistema SIMP e todas as suas funcionalidades a ser disponibilizado pelo Centro de Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) que será lançado em breve. Também será disponibilizado vídeo-tutorial na intranet ministerial orientando sobre as mudanças.

Assessoria de Comunicação