CSP-Conlutas – Votação da MP-905 em Comissão é adiada para terça (17)

0
140

A reunião deliberativa da Comissão Mista que analisa a MP 905, que estava acontecendo nesta quarta-feira (11), foi suspensa novamente e remarcada para terça-feira (17/3), às 14h. Na parte da tarde entrou em vigor a ordem do dia, o que obrigou a suspensão de todas as comissões para votação de vetos presidenciais no plenário.

O relatório do deputado Christino Aureo (PP-RJ) estava sendo apreciado pela comissão, quando os trabalhos foram suspensos. O presidente da comissão, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), ainda tentou iniciar a votação, mas foi advertido por deputados de oposição da ordem do dia.

Considerado um forte ataque aos trabalhadores e continuidade da reforma Trabalhista, a MP-905 que institui principalmente o tal “Contrato de Trabalho Verde e Amarelo” retira mais direitos das trabalhadoras e trabalhadores.

Essa medida do governo também é tema de repúdio dos movimentos dos trabalhadores e está entre as principais bandeiras do Dia nacional de Lutas, paralisações e Protestos, que acontece na próxima quarta-feira, 18 de março.

Na segunda-feira (9), representantes das centrais sindicais, que criticam a medida, tentaram barrar a proposta governista e chegaram a se reuniram com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Entre outras medidas, os contratados sob a “Carteira Verde e Amarela” teriam a alíquota de FGTS reduzida de 8% para 2%, enquanto a multa em caso de demissão cairia pela metade, de 40% para 20%. O texto também isenção da contribuição previdenciária patronal. A contribuição para quem recebe seguro-desemprego torna-se opcional.

O relator afirma que o projeto impede que trabalhadores sejam dispensados e recontratados com a carteira “verde e amarela”. Foi fixado um prazo de 180 dias para evitar substituição de mão de obra. Acidente sofrido no trajeto só será considerado de trabalho se ocorrer em transporte fornecido pela empresa.

Leia também:

banner (1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here