CSP-Conlutas – Relatório do setorial saúde do trabalhador realizado em 14/2/2020

0
196

SETORIAL SAÚDE DO TRABALHADOR

Reunidos no dia 15 de fevereiro de 2020 na reunião da coordenação nacional da CSP Conlutas, na quadra do sindicato dos metroviários em São Paulo, participaram 18 pessoas de 12 entidades diferentes, o setorial debateu e aprovou os seguintes encaminhamentos:

Grupo de WhatsApp: Que o grupo que temos para socializar as informações relacionadas a saúde e segurança e a luta dos trabalhadores tenha a finalidade de manter a socialização destas informações, e todos os que estão no grupo terão que cumprir as regras elaboradas.

Dia 28 de abril (dia internacional em memória das vítimas de acidente de trabalho): desde já fica a orientação do setorial para que todas as entidades filiadas comecem a debater em suas diretorias e junto às secretarias de saúde do sindicato e grupos de CIPA de realizar alguma atividade no dia ou na semana que antecede a data. Sugestões: fazer atividades nos locais de trabalho como: assembleias, atrasos na entrada, atos e panfletagens.

O setorial junto com a equipe de imprensa da central vai elaborar matérias para divulgação como: matérias para o site, arte para compartilhar no WhatsApp e nas redes sociais, e fica a orientação para que as entidades filiadas divulguem os materiais elaborados. Que nestes materiais sejam colocados os seguintes temas: número de mortes e acidentes no trabalho, os ataques das empresas sobre a insalubridade e periculosidade dos trabalhadores, e colocando a necessidade da organização no local de trabalho, e essas ações também no dia 28/2 – dia mundial a LER/DORT.

É tarefa de todos aqueles que lutam contra o sistema capitalista dar prioridade ao tema da saúde e segurança dos trabalhadores.

Foi debatido e encaminhado a sugestão para que a CSP Conlutas elabore um aplicativo para divulgação das elaborações de todos os setoriais.

Encontro Nacional da Saúde do Trabalhador: Foi votado no congresso da central no ano passado que o próximo encontro nacional da saúde do trabalhador será realizado em São José dos Campos.

O setorial debateu e aprovou o seguinte encaminhamento:

1) Indicação, que deverá ser validada pela SEN, de que o encontro seja realizado entre os dias 15 a 17 de maio na sede do sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, e com o apoio do sindicato dos químicos e outros filiados à central na cidade (como apoio para alojamentos para ficar mais barato os custos dos participantes).

2) a comissão organizadora do Encontro será composta pelos seguintes companheiros: Jordano e Viola; pela federação dos metalúrgicos de Minas Gerais, Célio Dias; do sindicato dos metalúrgicos de SJC, Cristiano do sindicato dos químicos de SJC, e Cipó; metalúrgico aposentado com o auxílio do departamento de saúde do trabalhador do sindicato dos metalúrgicos de SJC. E os outros membros do setorial vão dar sugestões para os membros eleitos na comissão.

3) que a tarefa central de todos os membros do setorial da saúde do trabalhador será a convocação e a construção deste encontro, assim como solicitamos que os membros da SEN sejam a vanguarda em nos dar todo o suporte necessário para realizar este encontro.

Casa da saúde do trabalhador da CSP Conlutas: o sindicato dos metalúrgicos e dos químicos de SJC apresentarão um projeto de atuação no Vale do Paraíba e depois socializarão com o setorial e toda a central Setorial da saúde do trabalhador da CSP Conlutas.