CSP-Conlutas – Assembleias, panfletagens, protestos: esta quinta, dia 5, é dia de luta contra ataques do governo

0
51

A CSP-Conlutas, entidades e movimentos filiados estarão nas ruas nesta quinta-feira, dia 5, em um dia nacional de mobilização contra a MP 905 (Carteira Verde e Amarela) e outros ataques do governo Bolsonaro/Mourão.

Não ficaremos de braços cruzados assistindo a verdadeira destruição dos direitos trabalhistas e sociais dos trabalhadores brasileiros que este governo de ultradireita está promovendo.

A MP 905 é uma verdadeira bomba sobre os trabalhadores que, ao contrário de gerar empregos como cinicamente promete o governo, irá gerar desemprego e criar trabalhadores de segunda categoria, precarizados e com direitos extremamente rebaixados.

Entre vários alterações, a MP impõe um teto salarial de apenas um salário mínimo e meio para jovens de 18 a 29 anos, reduz o FGTS e a multa em caso de demissões, diminuiu o adicional de periculosidade, libera o trabalho aos domingos sem hora extra, acaba com o benefício de acidente de trajeto, taxa o seguro-desemprego, etc.

Leia também: Preparar um forte dia de luta: baixe panfleto e materiais de divulgação

A Carteira Verde Amarela vem ainda com uma série de outras medidas que também são absurdamente nefastas, como o Plano Mais Brasil que altera a Constituição e acaba com a exigência de investimentos mínimos em Educação e Saúde para repassar o dinheiro para o pagamento dos juros da Divida Pública a banqueiros, privatizações, reforma administrativa que ataca os serviços públicos e servidores, e outras.

“Esta quinta-feira é dia de luta, com assembleias, paralisações, protestos, panfletagens. Vamos denunciar os ataques deste governo”, afirma o dirigente da Secretaria Nacional da CSP-Conlutas Atnágoras Lopes.

“A CSP-Conlutas defende uma saída classista e socialista, em defesa dos trabalhadores, para a crise no país. A defesa dos trabalhadores não será via a conciliação de classes e tampouco via estratégias meramente eleitorais. Não podemos esperar 2022. É preciso derrotar Bolsonaro, Mourão e Guedes agora, antes que destruam o país. Fazemos o chamado às demais centrais a entrarem nessa luta”, disse.

Confira algumas das mobilizações já programadas:

SÃO PAULO

São José dos Campos e Jacareí: Desde a madrugada, haverá assembleias nas fábricas metalúrgicas e da indústria química. Às 9 horas, ato na Praça Afonso Pena, no centro de SJCampos. Às 14h30 saída da caravana rumo aoo ato em São Paulo, na Avenida Paulista.

São Paulo: às 17h, concentração na Praça do Ciclista e caminhada até o Vão Livre do MASP

RIO DE JANEIRO

Na capital carioca, às 12h, ato e panfletagem no Largo do Carioca

MINAS GERAIS

Juiz de Fora: panfletagem da CSPCONLUTAS as 6:20 na porta da Imbel e as 12:30 na porta do Instituto Estadual de educação

Várzea da Palma: panfletagem e assembleia na portaria da Sada Siderurgia, Rima e ROTAVI

Pirapora: panfletagem e assembleia nas metalúrgicas Minasligas, Inonibras e Liasa. Assembleia e panfletagem também nas empresas têxteis Santo Antônio, Cedronorte, Pirapora Têxtil e Real Minas.

Itaúna e Divinópolis: assembleia e panfletagem em fábricas metalúrgicas

Betim: panfletagem do Sindserv

Belo Horizonte: assembleia e panfletagem em gráficas de BH, frigoríficos e hospitais pelo Sindees. Ato e panfletagem na frente da Superintendência Regional do Trabalho de BH pelo Sintsprev.

Ato na Praça Sete, às 16 horas.

RIO GRANDE DO NORTE

Em Natal, às 9h, acampamento em frente à Prefeitura pelos servidores da saúde em greve. À tarde, ato no calçadão João Pessoa

MARANHÃO

Panfletagem na Rua Grande (Centro do Comércio em São Luís), às 16h. Plenária aberta das Centrais para organizar o enfrentamento à Reforma da Previdência do Governo Flávio Dino, no Sindicato dos Bancários, às 18h.

PARÁ

Em Belém, setor Educação em greve desde o dia 4/12 e no dia 5, ato no Mercado de São Brás, às 18h. Pela manhã, mobilização nos canteiros de obras com operários da construção civil

PIAUÍ

Em Teresina, às 7h, ato em frente à superintendência Regional do Trabalho, na av. Frei Serafim

SANTA CATARINA

Em Criciúma, às 18h, panfletagem no Terminal Central

CEARÁ

Panfletagens e mobilizações nos canteiros de obras de Fortaleza desde o início da manhã

PERNAMBUCO

Panfletagem e protesto contra a reforma da Previdência do governo Paulo Câmara, na Estação Recife do Metrô, às 17 horas

BAHIA

Em Salvador, haverá agitação nos órgãos ligados ao Sindjufe (TRT, TRE e Justiça Federal)

FENASPS

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social realizará ações em suas bases nos Estados do PR, ES, RJ, MG, DF, BA, SE, PI, RN, CE e PA, além de manifestações unificadas no MS e GO.

banner (1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here