CSP-Conlutas – Palestra com dirigente francês da Central Solidaires abordará luta dos Coletes Amarelos

0
221

Participe!

Na próxima quinta-feira no centro de São Paulo, será realizada uma atividade que trará como convidado o dirigente Jeremie, da Central Sindical Francesa Solidaires.

O encontro, organizado pela CSP-Conlutas e Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas, vai abordar a experiência do dirigente com seu relato a respeito da luta dos Coletes Amarelos na França, que tomou grande proporção com reivindicação de diversos direitos sociais.

Desde novembro de 2018, os Coletes Amarelos tomaram as ruas e estradas na França. O movimento inicialmente protestava contra o preço do combustível e os impostos do produto. Mas a insatisfação dos franceses ganhou força – o presidente Emmanuel Macron chegou a ter taxa de 68% de reprovação popular – e as pautas reivindicavam melhoria no custo de vida e outros direitos.

A Solidaires desde o início reforçou a necessidade de fortalecer a luta dos Coletes Amarelos, afirmando que o apoio também se dá para barrar as “tentativas da extrema direita de instrumentalizar o movimento”, e que por isso é dever das entidades combativas trazer para essa causa nossas bandeiras “anti-racistas e em solidariedade com os migrantes”.

A palestra será também um momento para conhecer mais e melhor sobre o trabalho desenvolvido pela Rede Sindical Internacional, da qual a Central e a Solidaires fazem parte, e apresentar os planos para o próximo encontro mundial dessa organização que reúne centenas de entidades sindicais e movimentos sociais pelo mundo.

Confirme presença na página do evento no Facebook: Palestra com dirigente da Solidaires da França

Leia também: