PE – MPPE nega pedido da Fenamp para criação da Comissão para Prevenção ao Assédio Moral e Sexual na instituição

-

A Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) indeferiu no mês passado, o pedido feito pela Coordenadoria Executiva da Fenamp para a criação de uma Comissão para Prevenção ao Assédio Moral e Sexual dentro da instituição. O documento solicitava a implantação do grupo nos mesmos moldes do MP do Rio de Janeiro que já vem há cerca de um ano combatendo a prática.

O combate ao assédio moral e sexual no âmbito do MP vem tomando força nos últimos anos, tendo, inclusive, levado o CNMP e o MPT a iniciativa de elaborar em 2016, uma cartilha com o objetivo de informar e alertar os trabalhadores e a sociedade em geral sobre situações dessa natureza no ambiente de trabalho e as providências que devem ser tomadas para garantir à proteção a vitima, além de mostrar a responsabilidade do assediador.

Já são muitas as denúncias para esses tipos de práticas dentro das unidades do Ministério Público em todo o país. São atitudes que causam sérios danos à personalidade, dignidade e integridade física ou psíquica dos trabalhadores, além da possibilidade da degradação do ambiente de trabalho.

Em seu plano de lutas para esse ano, a Fenamp reafirmou o compromisso de combater a prática que causa tantos danos aos trabalhadores e as repartições com várias deliberações nesse sentido (ver lista abaixo). Com relação a negativa na decisão do MPPE, o Sindsemp/PE fará nos próximos dias um pedido de reconsideração à gestão para que a implantação da Comissão possa ser revisto.

Estão no Plano de Lutas 2019 da FENAMP:

1 – Construir um protocolo de atuação das entidades para acolhimento de casos de assédio moral e saúde mental;

2 – Propor ao CNMP uma Política Nacional de Enfrentamento ao Assédio Moral;

3 – Reimprimir a Cartilha sobre Assédio Moral do CNMP e produzir materiais próprios permanentes;

4 – Propor uma Formação Nacional de Dirigentes para atuação em casos de assédio moral;

5 – Proposição junto ao CNMP de resolução que verse sobre assédio moral e sexual.

Últimas

Senadores entram com representação no Ministério Público para investigar Aras

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (Rede-ES) entraram, na sexta-feira (22), com representação junto...

Retomada da luta contra a Reforma Administrativa

Um dos principais objetivos deste artigo é mais uma vez demonstrar a amplitude e a complexidade do que se convencionou chamar “Reforma Administrativa”. Que não se encerra numa PEC e em mais alguns outros projetos. A leitura é necessária, vasta, complexa e tem que ser permanente. Vladimir Nepomuceno* Em fevereiro, o Congresso retoma suas atividades…

GO – SINDSEMP SOLICITA REUNIÃO COM PGJ PARA TRATAR SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO-SAÚDE 

SINDSEMP SOLICITA REUNIÃO COM PGJ PARA TRATAR SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO-SAÚDE  20 de Janeiro de 2021, 15h00 O programa de assistência à saúde suplementar dos membros e servidores do Ministério Público, o auxílio saúde, é tema de reunião solicitada junto ao PGJ. Antes negado por falta de regulamentação, o benefício agora é amparado pelo…

MA – 9 Dicas para ter mais qualidade de vida em casa e no trabalho

Como alcançar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal?Muitos servidores públicos e trabalhadores em geral passam horas de seus dias numa mesa de escritório, seja num ambiente comercial ou em uma repartição pública. Com isso, é comum não conseguir encontrar uma justa medida entre trabalho e casa, e, com isso, prejudicar a qualidade de vida…

Mais Lidas

Você tambám vai se interessarRelacionado
Para você