FENAMP e ANSEMP atuam no CNMP em defesa da aprovação de Resoluções sobre Cargos Comissionados

-

A FENAMP e a ANSEMP acompanham de perto a tramitação de duas propostas de resolução no CNMP, relativas ao número de cargos comissionados e seu preenchimento por servidores de carreira.

Estão na capital federal os dirigentes Márcio Gleyson Bittencourt, da Comissão de Assuntos Legislativos da FENAMP e Diretor de Relações Institucionais da ANSEMP; Alberto Ledur, da Comissão de Organização da FENAMP; e Sinivaldo Naves, da Comissão de Assuntos Jurídicos da FENAMP.

A primeira das Propostas de Resolução trata do percentual de cargos em comissão que devem ser providos por servidores de carreira, regulamentando o Art. 37, V, fixando em 50% o número de cargos em comissão que devem ser providos por servidores de carreira. Tal fixação se aplica aos Estados que não possuem regulamentação. Esta proposta foi apresentada pelo conselheiro Valter Scheuquener e, na nossa avaliação, é tímida, já que não enfrenta a realidade dos Estados que possuem percentuais regulamentados bem abaixo dos 50%.

Por provocação da ANSEMP, o Conselheiro Valter apresentou a segunda proposta de resolução. Nela, há a previsão de limite de número de cargos em comissão em relação ao número de servidores efetivos, com vistas a garantir o cumprimento do princípio da proporcionalidade. A proposta do Conselheiro é que o número de Comissionados não pode ser superior a 50% do número de servidores efetivos.
Pelo menos dez estados teriam que se adaptar e outros, como o RS, ficariam no limite desta regulamentação, não podendo ocupar mais cargos comissionados sem ampliar a contratação de efetivos.

A primeira resolução seria colocada em discussão na sessão do dia 9 de abril, mas foi adiada a partir de pedido do relator, Conselheiro Gustavo Vale Rocha. A FENAMP foi habilitada no procedimento como interessada e já começamos a distribuir memoriais e fazer contatos com os conselheiros. A proposta deve ser colocada em julgamento no dia 23/04, com sustentação oral da Assessoria Jurídica Nacional da FENAMP, que está a cargo do Escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados, que tem sede em Brasília.

Assim como esta semana, teremos plantão de dirigentes da FENAMP e da ANSEMP na semana do julgamento.

Últimas

Senadores entram com representação no Ministério Público para investigar Aras

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (Rede-ES) entraram, na sexta-feira (22), com representação junto...

MA – Sindsemp-Ma participa de reunião para prestação de contas da campanha nacional contra a Reforma Administrativa

A reunião discutiu as duas fases executadas até aqui da campanha nacional contra a PEC 32/2020.Na última semana, o Sindsemp-Ma participou de reunião com outras federações de servidores públicos sobre a prestação de contas das duas fases da campanha nacional contra a Reforma Administrativa promovida pelo Movimento A Serviço do Brasil.

Retomada da luta contra a Reforma Administrativa

Um dos principais objetivos deste artigo é mais uma vez demonstrar a amplitude e a complexidade do que se convencionou chamar “Reforma Administrativa”. Que não se encerra numa PEC e em mais alguns outros projetos. A leitura é necessária, vasta, complexa e tem que ser permanente. Vladimir Nepomuceno* Em fevereiro, o Congresso retoma suas atividades…

GO – SINDSEMP SOLICITA REUNIÃO COM PGJ PARA TRATAR SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO-SAÚDE 

SINDSEMP SOLICITA REUNIÃO COM PGJ PARA TRATAR SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO-SAÚDE  20 de Janeiro de 2021, 15h00 O programa de assistência à saúde suplementar dos membros e servidores do Ministério Público, o auxílio saúde, é tema de reunião solicitada junto ao PGJ. Antes negado por falta de regulamentação, o benefício agora é amparado pelo…

Mais Lidas

Você tambám vai se interessarRelacionado
Para você