Sindsemp/MA e entidades nacionais buscam apoio da bancada maranhense

-

No último dia de atividades do I Congresso Ordinário Fenamp, em 26 de março, em Brasília/DF, os participantes organizaram-se em comissões para pedir apoio à PEC do Voto na Câmara dos Deputados.

Os representantes dos servidores dos Ministérios Públicos de cada estado entregaram às respectivas bancadas de deputados a Carta de Compromisso em Defesa de um Ministério Público Democrático, elaborada pela Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp) e Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público(Ansemp).

Carta, a ser assinada por cada parlamentar como forma de comprometimento com a democracia no MP, destaca a necessidade de promover a participação popular e a democracia dentro do Ministério Público e destaca como pontos fundamentais a luta pelo direito de voto das servidoras e servidores no processo de escolha dos procuradores-gerais e demais cargos eletivos no órgão, assim como de participação em órgãos deliberativos e a criação de ouvidoria popular como canal de comunicação entre o MP e a sociedade.

Comissão maranhense – Desse modo, a comissão de servidores do MP/MA reuniu-se com a bancada de parlamentares maranhenses e conseguiu, de imediato, assinatura do deputado Aluísio Mendes (Podemos/MA), por meio de solicitação feita pelos servidores Marcos André Viana e Marcos Paulo Leite.

Os demais deputados prontificaram-se a receber a comissão de servidores do MP/MA para reuniões de discussão sobre o tema. Um documento explicativo sobre a importância e impactos da PEC do Voto será encaminhado a cada um dos parlamentares maranhenses para que, em seguida, sejam agendadas as reuniões de discussão.

A comissão de servidores do Maranhão também levou a pauta para o Senado Federal e está em tratativa para realização de audiência com a senadora Eliziane Gama (PPS/MA), para pedir que ela dê início à PEC do Voto no Senado.

Além do apoio à PEC do Voto, com assinatura da Carta de Compromisso, as comissões também pediram aos deputados que ajudem a barrar a Reforma da Previdência, que deve ser votada ainda neste semestre.

Com informações do SINDSEMP/MA.

Últimas

FENAMP participa de reunião com líder Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa

A FENAMP e a ANSEMP participaram, na quarta-feira (21), de reunião com o líder Frente Parlamentar Mista...

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público apresenta pedido de suspensão da tramitação da PEC 32/2020

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) protocolou, na noite de quarta-feira (21),...

Em ação com outdoors, SINDSEMP-SE dá visibilidade na luta contra Reforma Administrativa

O SINDSEMP-SE está empenhado na campanha de informação sobre os malefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020,...

Frente Servir Brasil cobra divulgação de dados que governo federal usou para Reforma Administrativa

Os parlamentares da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) protocolaram, na noite desta quarta-feira (21/10), um mandado de segurança que solicita ao Ministério da Economia abertura de dados que deram suporte à PEC 32/2020, conhecida como a Reforma Administrativa.

Mais Lidas

- Advertisement -

Você tambám vai se interessarRelacionado
Para você