PE – Delegação pernambucana participa dos congressos da Fenamp em Brasília

-

Amanhã (23), representantes do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemp/PE), estarão em Brasília, onde participam do V Fórum Nacional dos Trabalhadores dos MP`s que irá realizar a Assembleia Geral da Associação Nacional do MP (Ansemp) para eleição da nova diretoria e aprovação das alterações estatutárias das questões debatidas no Rio de Janeiro. A tarde, a delegação pernambucana formada por 6 integrantes participa do encontro do Fórum.

No domingo (24) e segunda (25), o grupo estará reunido no I Congresso Ordinário e no II Congresso Extraordinário, ambos da Federação Nacional do Ministério Público (Fenamp), no Allia Gran Hotel Brasília Suítes. No Congresso Ordinário serão aprovadas as alterações estatutárias, no que diz respeito à adequação do estatuto para o ingresso de novos sindicatos, tendo em vista que antes eram apenas 12 entidades e atualmente são 22. “Será preciso promover esse debate para que se obtenha a melhor forma de organização da Fenamp, garantindo espaço a todos os Estados e também permitindo um modelo funcional de organização”, considera Fernando Ribamar, presidente do Sindsemp/PE. Já no II Congresso Extraordinário será feita a eleição da nova coordenação que estará a frente da Federação pelos próximos 3 anos. Ribamar diz que, o Sindsemp/PE pretende continuar atuando na coordenação da Ansemp e na coordenação executiva da Fenamp.

Na terça (26), haverá um ato público com três momentos. Um deles será a reunião com a presidência do CNMP para demonstrar apoio ao projeto de resolução do conselheiro do CNMP, Valter Shuenquener de Araújo, para regulamentação dos cargos comissionados no âmbito dos MP´s. Segundo Ribamar, houve uma intervenção nesse projeto, onde foram encaminhadas algumas sugestões que foram acatadas.

Depois, haverá um ato em defesa da Previdência Social, em frente ao prédio do INSS e, por fim, será feita uma reunião com os parlamentares na Câmara dos Deputados Federais para tratar sobre a democratização do MP. Na ocasião, o Sindsemp/PE aproveita para levar a carta de compromisso assinada por alguns parlamentares eleitos como, por exemplo, Carlos Veras, Marília Arraes, Wolney Queiroz e Tadeu Alencar. “Também tentaremos conversar com outros parlamentares, os que entendemos que tem possibilidade de apoiar a nossa causa”, aponta Ribamar, complementando que o Sindicato está com uma expectativa bastante positiva do encontro. “Esperamos consolidar a Federação no intuito de superar as dificuldades de organização que estamos enfrentando, tanto com relação ao fim do imposto sindical que deixou a entidade praticamente sem recursos para realizar as ações de lutas, quanto ao que se refere às questões operacionais para a tomada de decisões”, revela.

Últimas

CNMP lança cartilha sobre saúde mental no Ministério Público

A Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CES/CNMP) lançou, na quarta-feira (02), a versão...

CNMP aprova resolução que institui programa de Assistência à Saúde para membros e servidores

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou, na 19ª Sessão Ordinária do Plenário, a Resolução que...

Condições de trabalho no serviço público será tema de live da Servir Brasil

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, a Servir Brasil, vai discutir o tema “Precarizar as condições de trabalho no serviço público? Debatendo a Reforma Administrativa”. A transmissão será nesta quinta (03), às 18h30. Os convidados são a economista e presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor),…

Estabilidade garante conduta impessoal do servidor e favorece continuidade de políticas públicas do Estado

Na reta final das eleições municipais deste ano, surgiram denúncias de que funcionários comissionados e terceirizados de muitas prefeituras foram obrigados a fazer campanha para determinados candidatos. O uso da máquina administrativa durante disputas eleitorais tem sido frequentemente denunciado ao longo das últimas décadas.

Mais Lidas

Você tambám vai se interessarRelacionado
Para você