Consultoria da Câmara elabora quadro comparativo entre as PEC de Temer e Bolsonaro

-

O trabalho foi elaborado pelas consultoras legislativas da Câmara dos Deputados, Cláudia Deud e Renata Baars. Trata-se de nota técnica e consiste em comparar as propostas de Emenda à Constituição contidas no substitutivo à PEC 287/16 (governo Michel Temer), e na PEC 6/19 (governo Jair Bolsonaro).

O substitutivo à PEC 287/16 foi aprovado em maio de 2017, na comissão especial destinada a apreciar a matéria. O texto está pronto para votação no plenário, em 1º turno. A PEC 6/19 foi enviada ao Congresso Nacional no dia 20 de fevereiro. Vai ser, inicialmente, examinada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, onde aguarda distribuição.

O trabalho elaborado pelas consultoras destaca “a desconstitucionalização da matéria previdenciária”. Isto é, transfere para lei complementar futuras mudanças nas regras previdências. “A PEC 6, de 2019, prevê que lei complementar passará a dispor sobre os benefícios previdenciários, suas regras de concessão, de cálculo e de reajuste.”

E acrescenta: “Caberá a esta lei complementar dispor, também, sobre a possibilidade de adoção de idades mínimas e tempos de contribuição diferenciados para policiais, agentes penitenciários e socioeducativos, pessoas com deficiência, professores e trabalhadores que exercem suas atividades expostos a agentes nocivos e prejudiciais à saúde.

Últimas

GO – SINDSEMP SOLICITA REUNIÃO COM PGJ PARA TRATAR SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO-SAÚDE 

SINDSEMP SOLICITA REUNIÃO COM PGJ PARA TRATAR SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO-SAÚDE  20 de Janeiro de 2021, 15h00 O programa de assistência à saúde suplementar dos membros e servidores do Ministério Público, o auxílio saúde, é tema de reunião solicitada junto ao PGJ. Antes negado por falta de regulamentação, o benefício agora é amparado pelo…

MA – 9 Dicas para ter mais qualidade de vida em casa e no trabalho

Como alcançar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal?Muitos servidores públicos e trabalhadores em geral passam horas de seus dias numa mesa de escritório, seja num ambiente comercial ou em uma repartição pública. Com isso, é comum não conseguir encontrar uma justa medida entre trabalho e casa, e, com isso, prejudicar a qualidade de vida…

MT – MPE revoga demissão de ex-sindicalista que foi exonerado na gestão de Prado

O Ministério Público Estadual (MPE) revogou a demissão do servidor João Guilherme de Oliveira Vicente Ferreira, ex-presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (Sindsemp-MT). Ferreira havia sido demitido por se ausentar do cargo por um ano supostamente sem autorização administrativa da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), enquanto tinha atuação sindical.

Nota de Repúdio — Aprovação da PEC 186/19

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) repudia a iniciativa do governo federal de acelerar a articulação no Congresso Nacional visando à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/19. A PEC 186/19 institui mecanismos de ajustes fiscais para reduzir gastos públicos, incluindo a redução de jornada de trabalho e…

Mais Lidas

Você tambám vai se interessarRelacionado
Para você