RIO GRANDE DO SUL: Servidor do MP/RS lança livro sobre o Ministério Público

-

O servidor do MPRS e doutorando em Diversidade e Inclusão na Feevale, Alexandre José da Silva, lançou o livro “Ministério Público: dramas, peregrinações e cidadania”. A obra, de natureza interdisciplinar e antropológica, propõe um debate sobre práticas institucionais e principalmente sobre a construção da cidadania em um contexto de doença, pobreza e judicialização. São os obstáculos enfrentados pelas pessoas em busca de seus direitos e os movimentos do MP para a sua concretização.

“O livro traz uma síntese da dissertação acessível a todos de pessoas em direção ao Ministério Público e a busca por concretização de direitos sociais”, esclarece o autor.

Ele se refere a sua dissertação de mestrado “O que faz o ministério público, MINISTÉRIO PÚBLICO?”, do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade FEEVALE/NH. O livro é fruto de um esforço interdisciplinar e etnográfico para retratar a realidade vivida por pessoas em busca da efetivação de direitos junto ao Ministério Público e, ao mesmo tempo, para explicitar as práticas da Instituição em busca da concretização de direitos junto ao Poder Executivo e, especialmente, Poder Judiciário.

Um movimento complexo: por um lado, dramas, peregrinações e desconfianças e, por outro, leis, processos e contradições. Nesse contexto, entre violações de direitos e omissões do Estado, o conceito de cidadania vai ganhando novos contornos, menos homogêneos e estáveis. “É uma forma de mostrar para o público em geral que existe uma nova cidadania sendo construída, que não está pronta, e está em fase de acabamento neste contexto de doença, pobreza e de judicialização”, esclareceu ele, lembrando que o livro é baseado em um trabalho de campo.

O estudo é um olhar “de perto e de dentro” que revela avanços, ambiguidades e retrocessos de uma importante Instituição do Sistema de Justiça Brasileiro. Além disso, revela principalmente humanidades e resistências de quem, mesmo diante de burocracias e obstáculos, peregrina em busca de direitos e cidadania. O livro é, sobretudo, um sincero e necessário convite ao debate. Afinal, a verdadeira ciência precisa – inapelavelmente – ser reflexiva e crítica.

Sobre o autor

Alexandre José da Silva é Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNISINOS. Mestre e doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade FEEVALE. Atualmente é servidor concursado do Ministério Público do Estado do RS. É autor de livros interdisciplinares em parceria com associações de defesa de direitos das pessoas com deficiência e em parceria com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do RS.

Como adquirir o livro: 

O livro pode ser adquirido diretamente com o autor pelo e-mail: [email protected] ou pela página do autor no facebook (https://www.facebook.com/Alexandre-Jos%C3%A9-da-Silva-1360074487382150/) por apenas R$ 29,90. Em caso de remessa pelo Correio, o valor da despesa postal simples é de mais R$ 5,00.

Assessoria de Comunicação

19/03/2017 22:13:32

Últimas

FENAMP participa de reunião com líder Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa

A FENAMP e a ANSEMP participaram, na quarta-feira (21), de reunião com o líder Frente Parlamentar Mista...

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público apresenta pedido de suspensão da tramitação da PEC 32/2020

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) protocolou, na noite de quarta-feira (21),...

Em ação com outdoors, SINDSEMP-SE dá visibilidade na luta contra Reforma Administrativa

O SINDSEMP-SE está empenhado na campanha de informação sobre os malefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020,...

Frente Servir Brasil cobra divulgação de dados que governo federal usou para Reforma Administrativa

Os parlamentares da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) protocolaram, na noite desta quarta-feira (21/10), um mandado de segurança que solicita ao Ministério da Economia abertura de dados que deram suporte à PEC 32/2020, conhecida como a Reforma Administrativa.

Mais Lidas

- Advertisement -

Você tambám vai se interessarRelacionado
Para você