RS: Sindicato solicita reposição salarial e data-base

-

O SIMPE-RS e a APROJUS protocolaram, dia 22 de setembro, ofício  (PR 00958.08021/2016-4) requerendo a remessa de dois projetos de lei para a Assembleia Legislativa: um fixando data-base para a categoria e outro de recomposição salarial de 10,67%, referente às perdas inflacionárias de junho de 2015 a maio de 2016. (veja oficio-reajuste-e-db.pdf).

No documento, chamam atenção para as perdas históricas dos servidores do MPRS, que, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) chegam a 69,85%. A reposição também atende a Resolução 53 do CNMP, que garante aos servidores a remessa de projeto de lei prevendo a revisão da remuneração dos servidores, no mínimo pelo índice oficial da inflação do ano anterior. Além disso, está em consonância com o que determina o artigo 33, parágrafo segundo, da Constituição Estadual.

Já quanto a data-base, as entidades argumentam que, além de se tratar de uma reivindicação antiga da categoria, também representa, junto com a negociação coletiva, um direito dos servidores públicos, recepcionada pelo direito brasileiro através da ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Estas questões estarão na pauta de assembleia geral da categoria que será realizada em outubro, em data e local a serem definidos.

Assessoria de Comunicação

27/09/2016 20:47:22

Últimas

MT – MPE revoga demissão de ex-sindicalista que foi exonerado na gestão de Prado

O Ministério Público Estadual (MPE) revogou a demissão do servidor João Guilherme de Oliveira Vicente Ferreira, ex-presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (Sindsemp-MT). Ferreira havia sido demitido por se ausentar do cargo por um ano supostamente sem autorização administrativa da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), enquanto tinha atuação sindical.

Nota de Repúdio — Aprovação da PEC 186/19

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) repudia a iniciativa do governo federal de acelerar a articulação no Congresso Nacional visando à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/19. A PEC 186/19 institui mecanismos de ajustes fiscais para reduzir gastos públicos, incluindo a redução de jornada de trabalho e…

RJ – Presidente da Assemperj e membros do FOSPERJ são nomeados para o Conselho Fiscal do RIOPREVIDÊNCIA

O governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, publicou um decreto no Diário Oficial de ontem (13/01/21), nomeando os membros do Conselho Fiscal do Fundo Único de Previdência Social – RIOPREVIDÊNCIA.

Não incide contribuição social sobre o terço constitucional de férias para os servidores públicos

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal julgou o recurso extraordinário nº 1.072.485, da relatoria do Ministro Marco Aurélio, que gerou o tema de repercussão geral nº 985, ementado como: "É legítima a incidência de contribuição social sobre o valor satisfeito a título de terço constitucional de férias.

Mais Lidas

Você tambám vai se interessarRelacionado
Para você