MPRN dá parecer favorável a pedido de ampliação da licença-paternidade a servidores

-

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (SINDSEMP) teve deferido pedido de reconsideração onde postulava ampliação da licença-paternidade de cinco para 20 dias, conforme Lei Federal 13.257/2016.

No pedido, feito também pela Associação do Ministério Público do RN (AMPERN), o Sindicato apresentou diversos atos, como da Procuradoria-Geral da República e do Ministério Público do Paraná, garantindo o benefício aos seus servidores. Também foi mencionada decisão do Conselho Nacional de Justiça (Pedido de Providências 0002352-96.2016.2.00.000) que reconhece a possibilidade de os Tribunais e demais órgãos do Poder Judiciário prorrogar a licença-paternidade de magistrados e servidores por quinze dias mediante a edição de ato administrativo.

Num primeiro momento, o MPRN considerou que a ampliação garantida na lei só se aplicava aos empregados da iniciativa privada, e indeferiu o pedido. O Sindicato encaminhou então com pedido de reconsideração, e a decisão foi revista (VEJA Parecer-MPRN.pdf (1 download)O PARECER).

Desta vez, levando em consideração vários atos normativos ampliando o prazo da licença-paternidade para os servidores da PGU e do CNMP, por exemplo, a Coordenadoria Jurídico Administrativo do MPRN se posicionou no sentido de que o órgão reconsidere sua posição e defendeu a publicação de ato administrativo pelo Procurador-Geral de Justiça ampliando a licença-paternidade aos membros e servidores dos atuais cinco dias (garantidos constitucionalmente) para 20 dias.

Assessoria de Comunicação

C/Informações do SINDSEMP

23/06/2016 12:12:19

Últimas

Retomada da luta contra a Reforma Administrativa

Um dos principais objetivos deste artigo é mais uma vez demonstrar a amplitude e a complexidade do que se convencionou chamar “Reforma Administrativa”. Que não se encerra numa PEC e em mais alguns outros projetos. A leitura é necessária, vasta, complexa e tem que ser permanente. Vladimir Nepomuceno* Em fevereiro, o Congresso retoma suas atividades…

GO – SINDSEMP SOLICITA REUNIÃO COM PGJ PARA TRATAR SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO-SAÚDE 

SINDSEMP SOLICITA REUNIÃO COM PGJ PARA TRATAR SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO-SAÚDE  20 de Janeiro de 2021, 15h00 O programa de assistência à saúde suplementar dos membros e servidores do Ministério Público, o auxílio saúde, é tema de reunião solicitada junto ao PGJ. Antes negado por falta de regulamentação, o benefício agora é amparado pelo…

MA – 9 Dicas para ter mais qualidade de vida em casa e no trabalho

Como alcançar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal?Muitos servidores públicos e trabalhadores em geral passam horas de seus dias numa mesa de escritório, seja num ambiente comercial ou em uma repartição pública. Com isso, é comum não conseguir encontrar uma justa medida entre trabalho e casa, e, com isso, prejudicar a qualidade de vida…

MT – MPE revoga demissão de ex-sindicalista que foi exonerado na gestão de Prado

O Ministério Público Estadual (MPE) revogou a demissão do servidor João Guilherme de Oliveira Vicente Ferreira, ex-presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (Sindsemp-MT). Ferreira havia sido demitido por se ausentar do cargo por um ano supostamente sem autorização administrativa da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), enquanto tinha atuação sindical.

Mais Lidas

Você tambám vai se interessarRelacionado
Para você