SIMPE-RS debate PEC do Voto com Deputado Ronaldo Nogueira

-

O SIMPE-RS recebeu a visita, dia 28 de janeiro, na sede da entidade, do Deputado Federal Ronaldo Nogueira (PTB/RS). O principal tema do encontro foi a PEC do Voto (PEC 147/2015), de autoria do Deputado Vicentinho (PT/SP). A proposta altera a redação do artigo 128 da Constituição Federal/1988, para garantir aos servidores dos Ministérios Públicos Estaduais o direito de votar nas eleições que formam a lista tríplice para escolha de Procurador-Geral de Justiça.

A proposta teve o protagonismo do SIMPE-RS, que diversas vezes esteve em Brasília tratando a questão, desde o início, quando foi proposta a PEC e agora em sua tramitação e articulações objetivando a sua aprovação.

Nesse sentido, os dirigentes do SIMPE agradeceram a assinatura do parlamentar para andamento da PEC e pediram que ele continue empenhado na sua aprovação. Destacaram também a importância do tema à categoria e à sociedade, uma vez que a proposta dialoga com a democratização e a transparência do Ministério Público em todos os Estados.

O Deputado reafirmou seu apoio a esta e as demais lutas dos servidores. “Vocês tem em mim um Deputado da categoria”, frisou ele.

Hoje, nos MPs, somente os procuradores e promotores votam na eleição dos nomes para a composição da lista tríplice, posteriormente submetida ao governador que define o PGJ entre os nomes apresentados.

A PEC

Depois de conseguir reunir as 170 assinaturas necessárias, a PEC iniciou sua tramitação na Câmara dos Deputados, sendo encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, onde deverá ser apreciada e, se aprovada, criada uma Comissão Especial que irá debater exclusivamente a matéria.

O SIMPE-RS continuará acompanhando a tramitação da proposta e, em conjunto com sindicatos do MP de outros Estados, está empenhado em pressionar pela sua aprovação.

Assessoria de Comunicação

29/01/2016 13:45:07

Últimas

FENAMP participa de reunião com líder Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa

A FENAMP e a ANSEMP participaram, na quarta-feira (21), de reunião com o líder Frente Parlamentar Mista...

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público apresenta pedido de suspensão da tramitação da PEC 32/2020

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) protocolou, na noite de quarta-feira (21),...

Em ação com outdoors, SINDSEMP-SE dá visibilidade na luta contra Reforma Administrativa

O SINDSEMP-SE está empenhado na campanha de informação sobre os malefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020,...

Frente Servir Brasil cobra divulgação de dados que governo federal usou para Reforma Administrativa

Os parlamentares da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) protocolaram, na noite desta quarta-feira (21/10), um mandado de segurança que solicita ao Ministério da Economia abertura de dados que deram suporte à PEC 32/2020, conhecida como a Reforma Administrativa.

Mais Lidas

- Advertisement -

Você tambám vai se interessarRelacionado
Para você